quinta-feira, 15 de abril de 2010

Barcelense premiado na Grécia e na Letónia





14-4-2010


Carlos Araújo, realizador barcelense, foi premiado na semana passada por duas vezes, uma na Letónia e outra na Grécia.
“Fiquei de boca aberta, não estava minimamente à espera”, diz depois de saber que no espaço de dias o seu trabalho foi duplamente reconhecido internacionalmente. Na quinta-feira abriu o email, na Grécia, e viu que tinha sido premiado num Festival de Turismo na Letónia, em Riga, com o Melhor Filme Sacral (Turismo Religioso) com “My Cross” (em tradução: “Minha Cruz”). A entrega do prémio está agendada para 24 de Abril.
Entretanto, domingo, a Grécia premiou o seu filme sobre a Ilha de Amorgos, onde esteve no ano passado a fazer imagens e onde estava justamente a recolher mais imagens para concluir o seu trabalho.
Carlos Araújo diz que “My Cross” é um filme com imagens da Festa das Cruzes que mostra as 89 Cruzes que marcam o ponto alto das festividades do concelho, bem como imagens da peregrinação a Nossa Senhora da Franqueira e da representação da Paixão de Cristo. Compilou as imagens num filme de quatro minutos e apresentou-o a vários festivais, inclusive o da Letónia. Este Festival de Riga, organizado pelo Conselho Municipal de Riga, pretende apresentar as cidades, regiões e países, proporcionando uma introspecção ao mundo inteiro através da promoção audiovisual turística.
Ainda na Grécia, onde estava desde o início da outra semana para fazer imagens de Amorgos e participar no Yperia 2010 – Encontro Internacional de Cultura e Turismo, viu-lhe reconhecido o trabalho. “Fiquei estupefacto, não estava à espera mas é muito bom saber que as pessoas gostaram do meu trabalho e só tenho de ficar contente e agradecido”. A viagem à Grécia terminou ontem, mas de imediato embarcou no aeroporto de Lisboa para Marrocos onde vai estar 13 dias numa expedição. Deverá regressar a Barcelos a 25 de Abril.

> Sandra Veloso Fernandes
in Jornal A Voz do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário