sábado, 2 de março de 2013

Semana Gastronómica do Galo 2013


Iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos decorre entre 8 e 17 de março
A Câmara Municipal de Barcelos volta a organizar a Semana Gastronómica do Galo – Sabores com Tradição, uma iniciativa que decorre nos fins-de-semana de 8 a 10 e de 16 a 17 de março. Aderiram à Semana Gastronómica 32 restaurantes do concelho, que vão servir os pratos tradicionais ligados ao galo, ícone do artesanato barcelense e também da gastronomia, nos dias 8 (jantar), 9 e 10 (almoço e jantar). O galo será confecionado de diversas maneiras, consoante o restaurante: galo assado na forca, de churrasco, estufado com ervilhas, à lavrador, no forno com recheio de castanhas, na púcara, à peregrino, recheado, na caçarola, peito de galo, entre outras variedades. Alguns restaurantes apresentam também nas suas ementas o “arroz pica no chão” e outros pratos com referências ao galo.
Nos dias 16 e 17 (almoço e jantar) decorre o Fim-de-semana das Papas de Sarrabulho, um prato da tradição gastronómica minhota integrado nesta iniciativa da Câmara Municipal.
Aconselha-se a reserva antecipada – ver contactos na lista de restaurantes aderentes.
Paralelamente a esta vertente gastronómica, decorre um programa de animação que se inicia no dia 9, sábado, às 14h30, com um passeio turístico intitulado “Conhecer Barcelos com a arte popular”. Esta iniciativa implica uma prévia inscrição no Posto de Turismo de Barcelos até ao dia 7 de março.
No dia 10, domingo, a animação conta com a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Martim, às 15h00, seguindo-se o espetáculo musical pelo agrupamento “Sons da Tradição”, na Avenida da Liberdade.
No dia 16 realiza-se nova rota turística, desta vez com “Experiências no Mundo Rural”, e com inscrições no Posto de Turismo até ao dia 14 de março.
No dia seguinte, às 15h00, na Avenida da Liberdade, atuam a Associação Folclórica de Carreira e de novo os “Sons da Tradição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário