quinta-feira, 15 de abril de 2010

Barcelense premiado na Grécia e na Letónia





14-4-2010


Carlos Araújo, realizador barcelense, foi premiado na semana passada por duas vezes, uma na Letónia e outra na Grécia.
“Fiquei de boca aberta, não estava minimamente à espera”, diz depois de saber que no espaço de dias o seu trabalho foi duplamente reconhecido internacionalmente. Na quinta-feira abriu o email, na Grécia, e viu que tinha sido premiado num Festival de Turismo na Letónia, em Riga, com o Melhor Filme Sacral (Turismo Religioso) com “My Cross” (em tradução: “Minha Cruz”). A entrega do prémio está agendada para 24 de Abril.
Entretanto, domingo, a Grécia premiou o seu filme sobre a Ilha de Amorgos, onde esteve no ano passado a fazer imagens e onde estava justamente a recolher mais imagens para concluir o seu trabalho.
Carlos Araújo diz que “My Cross” é um filme com imagens da Festa das Cruzes que mostra as 89 Cruzes que marcam o ponto alto das festividades do concelho, bem como imagens da peregrinação a Nossa Senhora da Franqueira e da representação da Paixão de Cristo. Compilou as imagens num filme de quatro minutos e apresentou-o a vários festivais, inclusive o da Letónia. Este Festival de Riga, organizado pelo Conselho Municipal de Riga, pretende apresentar as cidades, regiões e países, proporcionando uma introspecção ao mundo inteiro através da promoção audiovisual turística.
Ainda na Grécia, onde estava desde o início da outra semana para fazer imagens de Amorgos e participar no Yperia 2010 – Encontro Internacional de Cultura e Turismo, viu-lhe reconhecido o trabalho. “Fiquei estupefacto, não estava à espera mas é muito bom saber que as pessoas gostaram do meu trabalho e só tenho de ficar contente e agradecido”. A viagem à Grécia terminou ontem, mas de imediato embarcou no aeroporto de Lisboa para Marrocos onde vai estar 13 dias numa expedição. Deverá regressar a Barcelos a 25 de Abril.

> Sandra Veloso Fernandes
in Jornal A Voz do Minho

sexta-feira, 9 de abril de 2010

3D-Marco Neiva -Estereocopia



Hoje mesmo tive o privilégio de visitar as magnificas instalações onde este jovem barcelense ,sediou o seu projecto na cidade de Viana do Castelo .Fui presenteado com um sessão de imagens 3D que me deixaram colado ás costas da cadeira ,fabuloso ,de uma iteração inexplicável .o futuro passa sem duvida por esta nova tecnologia agora em crescente divulgação.Marco Neiva já está nos pioneiros 3D sem duvida uma grande promessa na inovação.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Realizador Barcelense Carlos Araújo




Carlos Araújo, realizador barcelense, está pelo segundo ano consecutivo em Amorgos, para participar no Yperia 2010 – Encontro Internacional de Cultura e Turismo, promovido por uma associação grega desde 2003. O barcelense vai em busca das melhores imagens desta ilha “paradisíaca” na Grécia. A jornada em terras gregas começou esta segunda-feira.
O barcelense quer completar o trabalho que iniciou o ano passado e trazer desta vez também testemunhos e depoimentos para “dar consistência” às imagens já recolhidas. “No ano passado, foram poucos dias e fiquei com a sensação de que poderia ter feito mais”. Além de Carlos Araújo, o encontro internacional em Amorgos permite um intercâmbio de culturas e experiências entre quatro dezenas de personalidades ligadas ao turismo, desde realizadores até fotógrafos. Este trabalho serve para “solidificar” aquilo que é um festival de filmes de turismo.
Totalidade da noticia em A Voz do Minho clique aqui

my Cross vencedor do melhor filme turismo religioso ,dedicado ás Cruzes em Barcelos


Já soube do Prémio do Carlos Araújo,fora de Portugal,fantástico,mais uma vez o reconhecimento da sua dedicação daquilo que faz com determinação e empenho em prol da divulgação das seculares tradições Portugueses,as quais identificam a nossa cultura e raízes.